Após quatro anos fechado para voos comerciais, o aeroporto municipal Francisco de Matos Pereira, em Dourados, retomou o serviço na manhã de segunda-feira (8).
A chegada da aeronave Airbus A319, da Latam Brasil, às 8h40, pôs fim a uma longa espera por parte de empresários, autoridades e toda a população douradense.
O vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, participou do ato solene que marca a retomada definitiva da conexão de Dourados com o Brasil e o mundo.
O vice-governador também destacou os novos investimentos no empreendimento, que devem ultrapassar R$ 38 milhões – recurso aplicado na construção do novo terminal de passageiros.
"Muita alegria hoje por ver a retomada de voos em Dourados, conectando a cidade ao Brasil e ao mundo. Dourados é polo para aproximadamente 1 milhão de habitantes e 32 municípios que compõem a macrorregião, então essa retomada era mais do que necessária não só para a cidade mas para todo o Estado", afirmou.
O voo inaugural, que partiu do aeroporto de Guarulhos, levou 120 passageiros a Dourados. Em seguida, às 9h20, a aeronave retornou para o aeroporto de Guarulhos, com 128 passageiros a bordo. As operações ocorrerão três vezes na semana, sempre no período matutino, com o itinerário Dourados-São Paulo-Dourados.
Para Barbosinha, a esperança é que em breve novas companhias passem a operar na cidade, ampliando a quantidade e variedade na oferta de voos.
"Esperamos que brevemente possamos ter voos diários e o aeroporto crescendo cada vez mais. O governador Eduardo Riedel já havia anunciado que em setembro teríamos a retomada dos voos, e hoje vemos o cumprimento desse compromisso", acrescentou.
Atração de novos investidores
O prefeito de Dourados, Marçal Filho, falou sobre o trabalho para a retomada oficial do aeroporto e destacou a complexidade do transporte aéreo.
"Tivemos uma série de providências na área de infraestrutura, além de toda a burocracia, especialmente de segurança. Aviação é muito complexa: não é fácil trazer um avião desse porte, como está acontecendo hoje aqui no nosso Estado", garantiu, ao falar sobre os benefícios para todo cidadão douradense.
"A retomada dos voos tem um papel muito importante: faz com que Dourados volte a ter conexão com o resto do mundo. Ter os voos de Dourados para Guarulhos significa que estaremos em contato com o maior aeroporto da América Latina e isso quer dizer desenvolvimento para a nossa cidade, atraindo empreendedores e novos investidores", completou.
A gerente de aeroportos da Latam Brasil, Elisa Pereira, esteve em Dourados e falou sobre a importância da conexão com Mato Grosso do Sul. "É com muita satisfação que celebramos essa nova rota pra Dourados. A partir de hoje, a cidade estará conectada com nossa malha aérea tanto doméstica como internacional, e isso para nós é motivo de muita alegria", afirmou.