Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul | Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025
Municípios

Campo Grande inaugura moderno Centro de Controle de mobilidade urbana 

A estrutura amplia de forma significativa a capacidade de monitoramento e de resposta às ocorrências viárias na Capital

Conjuntura Online
22/12/25 às 15h37
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Novo Centro de Controle de mobilidade urbana de Campo Grande. (Foto: Divulgação)

A Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) inaugurou nesta segunda-feira (22) o novo CCIMU (Centro de Comando e Controle Integrado de Mobilidade Urbana).

A estrutura amplia de forma significativa a capacidade de monitoramento e de resposta às ocorrências viárias na Capital, representando mais um avanço rumo a uma mobilidade urbana mais segura, eficiente e moderna.

A nova central substitui o antigo CCI (Centro de Controle Integrado) e passa a operar em um espaço mais amplo, com tecnologia de ponta e integração entre diferentes sistemas que impactam diretamente o ir e vir da população.

A cerimônia também marcou a entrega de um novo caminhão destinado à manutenção da sinalização semafórica, reforçando as ações operacionais da Agência.

O CCIMU foi projetado para oferecer respostas mais rápidas às demandas do trânsito, do transporte coletivo, do monitoramento de caçambas e do cercamento eletrônico, que permite identificar veículos roubados ou furtados e acionar as forças de segurança.

A estrutura também possibilita o acompanhamento, em tempo real, das sete regiões urbanas de Campo Grande, contribuindo para o monitoramento de situações de risco e o apoio às forças de segurança pública, ampliando a proteção de motoristas, ciclistas e pedestres.

O salto tecnológico é expressivo: o número de câmeras de monitoramento passou de 20 para 85, com a instalação de 65 novos equipamentos em pontos estratégicos da cidade. As câmeras são, em sua maioria, do modelo OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres), instaladas principalmente em semáforos, além de equipamentos do tipo Speed Dome, que permitem amplo alcance e serão utilizados nas entradas da cidade e em vias arteriais como Afonso Pena, Zahran, Duque de Caxias, Ceará, Mato Grosso, Júlio de Castilho, Via Park, entre outras.

Durante a inauguração, a prefeita Adriane Lopes destacou a importância do novo centro para o desenvolvimento da cidade e para o planejamento da mobilidade urbana. “Hoje nós estamos entregando para Campo Grande o maior centro de comando e controle integrado de mobilidade do Estado de Mato Grosso do Sul. É o maior e o melhor, porque nós pensamos no futuro da nossa cidade”.

A prefeita ainda ressaltou que o investimento em tecnologia contribui diretamente para a segurança, a fluidez do trânsito e a otimização do tempo da população. “As grandes cidades vão avançando e vão dificultando cada dia mais a mobilidade, o nosso ir e vir. Hoje aqui nós estamos ampliando as câmeras de monitoramento na cidade, ampliando o controle dos semáforos, do transporte coletivo e das caçambas, trabalhando a mobilidade na integralidade”.

Avanço significativo

Para o diretor-presidente da Agetran, Paulo da Silva, a nova central representa um avanço significativo para a gestão do trânsito. “Hoje entregamos um centro de controle de trânsito e mobilidade urbana. Tudo o que tinha de velho foi trocado ficando apenas os dados. Os equipamentos agora são todos novos e modernos”.

Com isso, segundo o diretor, o sistema permite respostas mais rápidas às ocorrências e maior integração entre os serviços. “Se um semáforo parar ou desligar, o aviso chega imediatamente aqui na central. Em muitos casos, conseguimos fazer a correção de forma remota. Quando não é possível, a equipe é acionada rapidamente para atendimento no local”.

Últimas em Municípios
VER TODAS AS NOTÍCIAS
Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul
Conjuntura Online - Copyright © 2004-2025. Todos os direitos reservados.