Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul | Quarta-feira, 28 de maio de 2025
Política

Ações de Eduardo Bolsonaro nos EUA deixam oposição em polvorosa

Diante das investidas do deputado, PT reage no STF e na Câmara

Conjuntura Online
27/05/25 às 08h24
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Eduardo Bolsonaro atira contra Moraes nos EUA (Foto: Reprodução)

Os movimentos internacionais do deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) estão causando um verdadeiro terremoto político no Brasil.

Enquanto busca apoio no governo de Donald Trump para pressionar autoridades brasileiras, Eduardo provocou a fúria da base governista, que agora parte para o contra-ataque tanto no STF (Supremo Tribunal Federal) quanto na Câmara dos Deputados.

O estopim da crise foi a articulação do filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nos Estados Unidos, pedindo que o ministro Alexandre de Moraes, do STF, e outras autoridades brasileiras sejam alvo de sanções internacionais, sob a alegação de violação de direitos humanos.

A investida internacional gerou reação imediata do líder do PT na Câmara, deputado Lindbergh Farias (RJ), que decidiu acionar duas frentes: uma representação na PGR (Procuradoria-Geral da República), já acatada, e um pedido de cassação de Eduardo no Conselho de Ética da Câmara.

“Isso é uma ingerência externa inadmissível”, disparou Lindbergh. “Não se trata apenas de uma disputa política, é uma questão de soberania nacional. Precisamos defender nosso país dessa agressão”, completou o petista, reforçando que espera consequências firmes contra o parlamentar.

A temperatura subiu ainda mais depois que o senador norte-americano Marco Rubio, próximo de Trump, confirmou que os Estados Unidos avaliam possíveis sanções contra o ministro Alexandre de Moraes, o que acendeu o sinal de alerta no governo e no Congresso brasileiro.

Apesar da pressão, Eduardo Bolsonaro mantém o tom desafiador. “Antes eu era chacota, hoje sou ameaça à democracia. Nos subestimaram e agora estão batendo cabeça porque só acordaram agora para a gravidade das consequências”, rebateu o deputado, dobrando a aposta em seu discurso.

Nos bastidores, parlamentares governistas avaliam que a ofensiva internacional de Eduardo não pode passar impune e enxergam no caso uma linha de atuação que ultrapassa os limites do debate político interno, mexendo diretamente com as relações diplomáticas do Brasil. (Com agências nacionais)

Últimas em Política
VER TODAS AS NOTÍCIAS
Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul
Conjuntura Online - Copyright © 2004-2025. Todos os direitos reservados.