Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul | Terça-feira, 20 de janeiro de 2026
Economia

Embargo à carne de frango do Rio Grande do Sul é suspenso pela China 

A retirada do embargo representa uma oportunidade de recuperação das exportações para o principal mercado internacional do estado

Conjuntura Online
20/01/26 às 14h11
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
China retira embargo a carne de frango do RS (Foto: Reuters)

A China anunciou nesta terça-feira (20) a suspensão do embargo à carne de frango do Rio Grande do Sul, que estava em vigor desde maio de 2025.

A restrição foi adotada após a confirmação de Newcastle, enfermidade viral que atinge aves e compromete o comércio internacional, identificada em 2024 na região de Anta Gorda.

A decisão de retirada do embargo foi adiada em função caso de gripe aviária — doença viral altamente contagiosa que afeta aves e pode causar grandes prejuízos à produção avícola — registrado em 15 de maio do ano passado no município de Montenegro.

Em informação à CNN Brasil, o Secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa (Ministério da Agricultura), Luís Rua, confirmou que o fim do embargo e destacou as compras chinesas já estariam liberadas desde a última sexta-feira (16).

Para o setor avícola gaúcho, a decisão representa uma oportunidade de recuperação das exportações para o principal mercado internacional do estado. Durante o período de restrições, os produtores precisaram ajustar a produção e redirecionar os produtos para outros destinos.

Fernando Henrique Iglesias, analista de mercado da Safras & Mercado, ressaltou a importância da medida para o setor. "A China removeu os embargos à carne de frango gaúcha, o que permitirá retomar a exportação para o principal mercado do estado. O fluxo havia sido interrompido por mais de um ano, entre problemas relacionados à Newcastle e à influenza aviária, e agora será normalizado, beneficiando significativamente o setor."

A ABPA (Associação Brasileira de Proteínas Animais) e a ASGAV (Associação Gaúcha de Avicultura) ainda aguardam um posicionamento oficial do Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) para divulgarem uma nota oficial.

As exportações de carne de frango do Rio Grande do Sul registraram leve retração em 2025, reflexo direto dos impactos sanitários causados pelo caso de Influenza Aviária identificado no Estado em 15 de maio de 2025. De acordo com dados divulgados pela Asgav (Associação Gaúcha de Avicultura), os embarques somaram 686,3 mil toneladas, queda de 0,77% em relação a 2024. A receita acompanhou o movimento, totalizando US$ 1,24 bilhão, recuo de 1,35% na comparação anual.

O retorno ao mercado chinês é visto como estratégico para consolidar a recuperação do setor após o período de restrições, garantindo que a produção local encontre novamente seu principal destino no exterior. (Com CNN - SP)

Últimas em Economia
VER TODAS AS NOTÍCIAS
Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul
Conjuntura Online - Copyright © 2004-2026. Todos os direitos reservados.