Neste sábado, o Botafogo venceu o Grêmio por 3 a 2, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro e garantiu a vaga na Copa Libertadores de 2026.
Com o resultado, os alvinegros chegaram a 58 pontos, na quinta posição do Campeonato Brasileiro. Já os gaúchos seguem com 43, em 12º.
O Botafogo começou a partida tentando pressionar o Grêmio. No entanto, os donos da casa tinham dificuldade em passar pela marcação gaúcha. Só que na primeira oportunidade, os alvinegros abriram o placar, aos 14 minutos. Savarino acertou o travessão e viu Artur pegar o rebote. O atacante finalizou, Tiago Volpi deu rebote e Cuiabano mandou para a rede. O revés fez o Grêmio buscar o ataque. Mas foi o Botafogo que aproveitou os espaços para ampliar aos 18 minutos. Artur recebeu passe na área, passou por Gustavo Martins e finalizou sem chance para Tiago Volpi.
Mesmo após o segundo gol, o panorama da partida seguiu o mesmo. O Botafogo manteve o controle da partida e quase ampliou aos 32 minutos, em chute de Savarino na rede pelo lado de fora. Já o Grêmio só conseguiu levar perigo em seguidas em chute de André sobre o travessão.
No segundo tempo, o Grêmio voltou com postura ofensiva e diminuiu o placar logo aos dois minutos. André aproveitou cruzamento e cabeceou para a rede. O gol animou os gaúchos. Tanto que o Grêmio se manteve no ataque e quase empatou aos 12 minutos. Cuellar chutou da entrada da área e Léo Linck se esticou para salvar para o Botafogo.
Os alvinegros continuaram melhores na partida e tiveram boa chance aos 36 minutos. Cuiabano fez grande jogada e chutou para boa defesa de Tiago Volpi. Só que no lance seguinte, o Botafogo chegou ao terceiro. Após cobrança de escanteio, David Ricardo escorou e Marçal cabeceou para a rede.
Nos minutos finais, o Grêmio se lançou ao ataque e voltou a marcar aos 44 minutos. Carlos Vinícius aproveitou cruzamento e mandou para a rede. No entanto, os gaúchos não tiveram tempo para reagir e viram o Botafogo administrar o resultado para sair de campo com a vitória.
BOTAFOGO
Léo Linck, Vitinho, Alexander Barboza, David Ricardo e Cuiabano; Danilo (Newton), Marlon Freitas e Savarino (Montoro); Artur (Marçal), Kadir (Arthur Cabral) e Correa (Barrera)
Técnico: Davide Ancelotti
GRÊMIO
Thiago Volpi, Marcos Rocha, Gustavo Martins, Noriega (Viery) e Marlon; Dodi, Cuellar e Edenilson (Aravena); Alysson (Pavón), Lucas Esteves (Cristaldo) e André (Carlos Vinícius)
Técnico: Mano Menezes
Arbitragem
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima
Assistentes: Daniella Coutinho Pinto e Celso Luiz da Silva
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral
Gols
Cuiabano, aos 15’ do 1ºT (Botafogo)
Artur, aos 19’ do 1ºT (Botafogo)
André, aos 3' do 2ºT (Grêmio)
Marçal, aos 37' do 2ºT (Botafogo)
Carlos Vinícius, aos 44' do 2ºT (Grêmio)
