O Corinthians sofreu, mas resistiu à pressão na Arena da Baixada e venceu o Athletico-PR por 1 a 0 na noite desta quinta-feira, em jogo atrasado pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.
O Timão aproveitou um pênalti perdido pelo Furacão no primeiro tempo e garantiu os três pontos com um golaço de Rodrigo Garro, que encerrou um jejum de cinco meses.
Com a vitória em Curitiba, o Corinthians ultrapassa o próprio Athletico-PR e entra no G5 do Brasileirão. O Timão agora é o quinto colocado, com seis pontos. Já o Furacão, com a mesma pontuação, sofre sua primeira derrota na competição e cai para a sexta posição da tabela.
Como foi o jogo?
O começo do jogo na Arena da Baixada foi movimentado. Aos cinco minutos, Viveros foi lançado nas costas da linha de defesa do Corinthians e tentou encobrir o goleiro Hugo Souza, mas acabou mandando para fora. A bola passou muito perto da trave.
Já aos 12, Viveros invadiu a área e se enroscou com a bola, mas ganhou a disputa pelo chão e foi derrubado por Matheus Bidu. O árbitro não hesitou a assinalou o pênalti. Na cobrança, no entanto, Julimar desperdiçou e chutou para fora.
A resposta do Corinthians veio logo em seguida. Aos 19 minutos, Matheuzinho cruzou na área e viu a bola sobrar nos pés de Rodrigo Garro. O meia argentino dominou e soltou uma pancada com o pé esquerdo, acertando o ângulo, sem chances para Santos: um golaço.
O Athletico-PR não se abateu com o gol sofrido e chegou com perigo mais uma vez aos 22, novamente com Viveros. Ele disparou pela esquerda, deixou Gabriel Paulista para trás e bateu rasteiro, mas parou na defesa de Hugo Souza.
O Timão levou outro susto aos 27 minutos. Após uma confusão na pequena área, Hugo Souza não conseguiu segurar a bola e viu ela sobrar com Viveros. O atacante colombiano chutou para o gol vazio, mas não balançou as redes porque Raniele apareceu em cima da linha para salvar o Corinthians.
Segundo tempo
O Athletico-PR voltou do intervalo com uma postura ainda mais agressiva e fez uma blitz na área do Corinthians no início do segundo tempo.
Aos cinco minutos, Mendoza dominou na entrada da área e chutou rasteiro com a perna esquerda, no cantinho, mas Hugo Souza se esticou a defendeu. Já aos sete, após cruzamento na área, Hugou deu um tapa na bola e viu ela cair nos pés de Chiqueti, que chegou chutando por cima.
O Furacão voltou a levar perigo aos 42. Após cobrança de escanteio, Benavídez subiu no meio de dois defensores do Corinthians e cabeceou no alto, mas Hugo Souza espalmou. O Timão conseguiu resistir à pressão nos minutos finais e assegurou a vitória fora de casa.
Arbitragem
Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima (PE)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ) e Schumacher Marques Gomes (PB)
VAR: Wagner Reway (SC)
Gol :
Rodrigo Garro, aos 19' do 1ºT (Corinthians)
Athletico-PR
Santos; Benavídez, Terán, Arthur Dias e Esquivel (Léo Derik); Luiz Gustavo, Portilla (Chiqueti) e Bruno Zapelli (Dudu); Stiven Mendoza (João Cruz), Julimar (Bruninho) e Kevin Viveros.
Técnico: Odair Hellmann
Corinthians
Hugo Souza; Matheuzinho, Gabriel Paulista, Gustavo Henrique e Matheus Bidu; Raniele, Matheus Pereira (André Ramalho), Charles (Allan) e Rodrigo Garro (Gui Negão); Vitinho (André) e Memphis Depay (Carrillo).
Técnico: Dorival Júnior
(Gazeta Esportiva)
