As obras do Viaduto do Jardim Veraneio, na região Prosa de Campo Grande, seguem em ritmo acelerado e já começam a mudar a paisagem de um dos principais eixos de expansão urbana da capital.
Com investimento de R$ 25 milhões, o projeto — considerado um dos mais importantes em execução pela Prefeitura — promete desafogar o trânsito na ligação entre os bairros Veraneio e Chácara dos Poderes, além de garantir mais fluidez e segurança para motoristas, ciclistas e pedestres.
Localizado no cruzamento da BR-163 (Avenida Alexandre Herculano) com a Avenida Desembargador Leão do Carmo Neto, o viaduto está sendo construído com recursos de parceria público-privada (PPP) e integra o plano estratégico de mobilidade urbana desenvolvido pela Planurb, Sisep e Agetran.
Segundo a prefeita Adriane Lopes, que vistoriou o andamento dos trabalhos na sexta-feira (17), o viaduto é “uma obra essencial para o futuro da região, pensada para acompanhar o crescimento populacional e o aumento da frota de veículos nos próximos anos”.
Com quase 500 metros de extensão e quatro vãos de 15 metros cada, a estrutura contará com duas pistas de tráfego, acostamento, ciclovia e faixa de pedestres, além de quatro alças de acesso, duas rotatórias e retornos sob a passagem. Todo o traçado foi planejado para permitir a duplicação futura do anel viário, acompanhando a expansão imobiliária e o aumento da circulação na região norte da cidade.
Novo eixo
A expectativa é que o viaduto se torne um novo eixo de ligação entre as áreas residenciais e os empreendimentos em desenvolvimento na Chácara dos Poderes, que deve receber cerca de 5 mil novos moradores fixos e mais de 2 mil temporários nos próximos anos. Esse crescimento, somado à previsão de acréscimo de mais de 3 mil veículos até 2028, reforça a importância da obra como solução de mobilidade e segurança viária.
Mais do que uma intervenção de engenharia, o Viaduto do Jardim Veraneio simboliza um passo importante da Prefeitura de Campo Grande na modernização da infraestrutura urbana, preparando a cidade para crescer de forma planejada e sustentável.