O presidente da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), deputado Gerson Claro (PP), destacou durante sessão nesta quinta-feira (23) o compromisso do Parlamento com o diálogo e o respeito às pautas da Educação.
Em meio à manifestação da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação), o parlamentar ressaltou que a Casa tem sido um espaço aberto para o debate de temas que impactam diretamente a qualidade do ensino e a valorização dos profissionais.
“Temos pautado as reivindicações e as lutas sempre com respeito e diálogo, reconhecendo a necessidade de avanços e de conversar com o Governo. Conheço bem essa realidade — em que cedência não é vaga pura — e sei que a educação de Mato Grosso do Sul avançou muito. E é justamente para continuar avançando que recebemos e debatemos essas reivindicações”, afirmou o presidente.
O discurso do presidente da Alems ocorreu durante a participação de Deumeires Morais, presidente da Fetems, que utilizou a tribuna a convite do deputado Pedro Kemp (PT) para apresentar as principais demandas da categoria.
A manifestação integra uma campanha estadual iniciada em abril, em defesa da educação pública e da valorização dos trabalhadores da área.
Deumeires destacou a preocupação da Federação com a qualidade do ensino nas redes estadual e municipal e com a valorização dos servidores.
“Estamos aqui para manifestar a preocupação de todos os trabalhadores e trabalhadoras da educação com a qualidade do ensino e com a qualificação dos educadores. É fundamental implementar a tabela que reconhece a formação superior dos administrativos e realizar concurso público, porque o excesso de temporários precariza o trabalho e vai na contramão do que está sendo discutido no Plano Nacional de Educação”, afirmou.
Ao final, Gerson Claro reafirmou a disposição da Assembleia em ouvir, acolher e encaminhar soluções para fortalecer a educação pública. Para o presidente, o diálogo com as categorias e a busca por melhorias estruturais são fundamentais para que Mato Grosso do Sul continue avançando.
“A Assembleia é, antes de tudo, uma Casa aberta à sociedade. Ouvimos, debatemos e buscamos caminhos para garantir políticas públicas que valorizem quem faz a diferença todos os dias: os profissionais da educação”, concluiu Gerson, que recebeu em mãos as reivindicações protocoladas pelos profissionais da educação.
