O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com o líder francês Emmanuel Macron em Nova Délhi, na Índia, às margens da cúpula sobre inteligência artificial.
Os dois discutiram uma maior cooperação entre os dois países na área de defesa e no combate ao crime organizado.
Macron também convidou o presidente Lula para participar da cúpula do G7, que acontece em Evian, nos alpes franceses, entre os dias 15 e 16 de junho.
A CNN Brasil apurou que a conversa sobre defesa envolveu discussões sobre o programa de submarinos convencionais e nucleares desenvolvido pela Marinha do Brasil com parceria e apoio dos franceses.
Além disso, os dois líderes discutiram a venda de helicópteros pelo Brasil.
Os dois não conversaram, segundo fontes, sobre o recém-assinado acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia. Macron continua sendo contra o tratado.
Na área de combate ao crime, os dois abordaram projetos de integração transfronteiriça e os esforços conjuntos para combate ao narcotráfico, ao garimpo ilegal e a outras formas de crime na fronteira entre o Amapá e a Guiana Francesa.
Macron publicou nas suas redes sociais uma foto dos dois líderes sorridentes, com uma mensagem em português.
“Feliz em reencontrar um grande amigo em Nova Délhi, o presidente Lula. Estamos unindo forças por uma inteligência artificial responsável e por redes sociais que não coloquem nossas crianças em risco”, disse ele. (Com CNN - Nova Délhi)
