A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (28) uma operação contra suspeitos de desviar recursos de contratos firmados para a pavimentação de rodovias financiados por emendas parlamentares.
As investigações começaram depois que a CGU (Controladoria-Geral da União) identificou, durante auditorias, indícios de superfaturamento, execução parcial ou inexistente dos serviços, medições fraudulentas e favorecimento indevido de empresas contratadas.
A operação é chamada de Fake Road, que significa rodovia falsa, em inglês. Os contratos irregulares foram firmados pelo DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra a Seca).
Segundo a PF, há suspeita da atuação de servidores públicos e representantes de empresas privadas, "em possível organização criminosa voltada ao desvio de recursos públicos, com prejuízo estimado em mais de R$ 22 milhões".
Ao todo, estão sendo cumpridos 11mandados de busca e apreensão, sendo nove deles em Fortaleza, no Ceará, e, dois deles em Natal, no Rio Grande do Norte.
As medidas incluem ainda, de acordo com os investigadores pedidos de bloqueio judicial de bens e valores, indisponibilidade de imóveis e veículos, busca pessoal e veicular, bem como a quebra de sigilos bancário, fiscal, telefônico e telemático dos investigados. (Com g1 e TV Globo - Brasília)
