Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul | Segunda-feira, 13 de outubro de 2025
Política

PL tenta barrar decreto que amplia apoio a Janja no governo

O governo federal permitiu que primeira-dama tenha auxílio da estrutura presidencial quando representar o presidente Lula

Conjuntura Online
13/10/25 às 17h21
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama, Janja Lula da Silva (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O PL (Partido Liberal), de Jair Bolsonaro, apresentou um projeto de decreto legislativo que tenta impedir que a primeira-dama, Janja da Silva, tenha o auxílio do gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em eventos oficiais.

Em agosto, o governo petista publicou uma decisão que autoriza o gabinete do presidente a apoiar a primeira-dama “no exercício das atividades de interesse público”.

O decreto foi publicado após resolução que também autoriza a primeira-dama a representar o presidente em atividades culturais e sociais.

O projeto da oposição argumenta que o posto ocupado por Janja já conta com estrutura de apoio e que, portanto, não necessita de um auxílio do gabinete do presidente.

“Com esse decreto, o presidente quer ampliar os poderes da primeira-dama com o intuito de promover a imagem dela perante o eleitorado da esquerda às custas do dinheiro dos contribuintes”, afirma.

A proposta acrescenta ainda que o gabinete da primeira-dama é formado por oito funcionários, com custo total de R$ 3,8 milhões em 2023 e 2024. (Com Blog do Gustavo Uribe/CNN)

Últimas em Política
VER TODAS AS NOTÍCIAS
Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul
Conjuntura Online - Copyright © 2004-2025. Todos os direitos reservados.