Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul | Quinta-feira, 31 de julho de 2025
Esportes

De virada, Brasil vence a China e vai à semifinal da VNL 

Dona da melhor campanha da fase classificatória, seleção brasileira sai atrás, busca virada nas quartas e aguarda vencedor de Japão e Polônia

Conjuntura Online
30/07/25 às 12h17
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Alan marcou 26 pontos em Brasil e China (Foto: Volleyball World)

O Brasil passou às quartas com a melhor campanha da fase classificatória da VNL (Liga das Nações Masculina de vôlei). Por isso, nesta quarta-feira (30), teve a chance de encarar a China, penúltima colocada, que só avançou por ser sede da fase final da VNL.

Apoiados pela torcida, os chineses fizeram jogo duro, levaram o primeiro set, mas sucumbiram à superioridade brasileira em Ningbo. Os comandados de Bernardinho venceram por 3 a 1, com parciais de 29/31, 25/19, 25/16 e 25/21.

Alan foi o maior pontuador da partida, derrubando 26 bolas. Na semifinal, a seleção verde e amarela vai encarar o vencedor de Japão x Polônia, duelo marcado para quinta-feira (31).

O Brasil acumulou contra-ataques e abriu vantagem logo no início do jogo (5 a 1). Aos poucos, porém, a China se encontrou em quadra, equilibrando o primeiro set. Com dois bloqueios em sequência, passou à frente, fez 16 a 14 e obrigou Bernardinho a pedir tempo. A pausa não surtiu efeito imediato, mas os brasileiros ainda igualaram a parcial no fim. Os dois times tiveram chances de fechar, e os chineses aproveitaram a quinta oportunidade: 31 a 29, depois de 37 minutos.

Embalada pela vitória na parcial anterior, a China voltou confiante e conduziu o placar no começo do segundo set. O baixo aproveitamento brasileiro fez com que Bernardinho tirasse Honorato e colocasse Lucarelli em quadra. O técnico, porém, continuou incomodado com a quantidade de contra-ataques desperdiçados. Parecia que o Brasil estava travado, e o jogo fluiu melhor quando o bloqueio apareceu e os jogadores aumentaram a vibração. Assim, veio uma sequência de nove pontos na reta final, e a vitória verde e amarela foi confirmada por 25 a 19.

Mesmo que a atuação ainda estivesse longe da perfeição, o Brasil passou a impor sua superioridade técnica e a comandar o marcador. Ficou à frente desde o início e construiu o set mais tranquilo do jogo – ajudado também por alguns apagões chineses. A terceira parcial teve placar de 25 a 16, e Alan chegou a 19 pontos.

Apesar da desvantagem na partida, a China voltou com tudo para o quarto set. Aces seguidos deram à equipe asiática uma vantagem de 4 a 1. Durante quase toda a parcial, o Brasil precisou correr atrás do prejuízo, passando à frente algumas vezes, mas sem conseguir se desgarrar. O alívio só veio mesmo nos últimos instantes, com sequência de pontos iniciada por bloqueio de Lucarelli. O Brasil fechou em 25 a 21 e garantiu a vitória por 3 sets a 1, avançando à semifinal. Ao todo, Alan anotou 26 pontos no jogo.

Ao longo da fase classificatória da Liga das Nações, Alan conquistou a vaga de titular. Nesta quarta, o oposto foi peça fundamental para a vitória brasileira, despontando como a principal arma ofensiva da equipe desde o primeiro set. Ao todo, foram 26 pontos, mais do que uma parcial inteira na conta do atleta de 2,02m.

Com a vitória sobre a China, o Brasil volta à semifinal da Liga das Nações Masculina depois de três edições em que não conseguiu passar das quartas. A seleção só entrará em quadra novamente no sábado (2). O adversário será definido nesta quinta-feira (31), quando Japão e Polônia medirão forças, às 8h (de Brasília), com transmissão do sportv2. (Com ge)

Últimas em Esportes
VER TODAS AS NOTÍCIAS
Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul
Conjuntura Online - Copyright © 2004-2025. Todos os direitos reservados.