Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul | Sexta-feira, 01 de agosto de 2025
Esportes

Morre aos 74 anos em Campinas, Antonio Carlos Vendramini

Ele foi a maior referência do basquete feminino do Brasil e técnico vitorioso da modalidade

Conjuntura Online
31/07/25 às 14h24
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Antonio Carlos Vendramini atualmente é gestor do Campinas Basquete (Foto: Reprodução/EPTV)

Morreu nesta quinta-feira, aos 74 anos, Antonio Carlos Vendramini, um dos maiores nomes da história do basquete feminino brasileiro.

Ele estava internado em Campinas e não resistiu a complicações causadas por um tumor. A informação foi confirmada pelo Campinas, projeto que atuava como gestor na LBF (Liga de Basquete Feminino).

Conhecido por sua trajetória vitoriosa e pelo comprometimento com o desenvolvimento da modalidade, Vendramini construiu uma carreira de conquistas expressivas tanto em clubes quanto com a seleção brasileira.

Ao todo, foram 18 títulos estaduais e 13 conquistas nacionais, além de seis campeonatos Sul-Americanos e um Pan-Americano por clubes. No cenário mundial, conquistou dois títulos intercontinentais.

Pela seleção brasileira feminina, onde ocupou o cargo de treinador, conquistou um título Sul-Americano, em 1989, e um vice-campeonato das Américas, reforçando seu nome entre os técnicos mais relevantes da história da modalidade no país.

Vendramini também teve uma ligação duradoura e profunda com o projeto de basquete de Campinas, desde 2017, quando chegou para atuar como técnico - e depois virou gestor. Recentemente, foi homenageado pelo elenco na vitória contra o Corinthians, que garantiu a vaga nas semifinais da atual edição da LBF.

A relação com o Corinthians, aliás, vem de longa data. Vendramini defendeu o clube na década de 1970, quando ainda atuava como jogador pelo Corinthians de Prudente. O período foi um dos mais difíceis da história do time, que se licenciou em 1974 e deu lugar ao Presidente Prudente EC. Anos mais tarde, como técnico, teve passagem marcante pela equipe feminina do Corinthians/Americana.

Contratado pelo time de Americana na temporada 2013/14, levou o clube ao título da LBF, repetindo o feito na edição seguinte. O único vice no período veio em 2015/16, quando o Corinthians perdeu a decisão para o Sampaio Corrêa. Na temporada 2016/17, voltou a levantar a taça, vencendo a Uninassau e consolidando mais um título para o basquete paulista.

A morte de Antonio Carlos Vendramini representa uma grande perda para o esporte brasileiro. Ele deixa um legado de trabalho, paixão e conquistas que ajudaram a construir a história do basquete feminino no país.

A CBB (Confederação Brasileira de Basquete) e a LBF (Liga de Basquete Feminino) também homenagearam Vendramini nas redes sociais. (Com ge Campinas)

 

Últimas em Esportes
VER TODAS AS NOTÍCIAS
Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul
Conjuntura Online - Copyright © 2004-2025. Todos os direitos reservados.