sustentáveis " />
Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul | Quarta-feira, 01 de outubro de 2025
Municípios

Bonito faz 77 anos sempre com olhar em iniciativas sustentáveis 

Integrando a Rota Turística Serra da Bodoquena, e apenas  250 km da Capital, o município celebra amanhã (2) mais um aniversário  

Conjuntura Online
01/10/25 às 09h53
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Belezas naturais de Bonito são de encher os olhos dos visitantes (Foto: Divulgação/Assessoria)

Internacionalmente reconhecido por suas águas cristalinas, grutas, trilhas, fauna intocada e respeito à natureza, Bonito tornou-se símbolo do ecoturismo consciente e referência de gestão sustentável de seus recursos naturais.

Integrando a Rota Turística Serra da Bodoquena, a cidade sul-mato-grossense, distante 250 km de Campo Grande, celebra nesta quinta-feira seu 77º aniversário de emancipação.

Se preparando para comemorar a data, com uma extensa programação, o município se mobiliza de forma participativa na revisão do seu Plano Diretor, com várias audiências públicas, visando ordenar o crescimento urbano com ênfase na ocupação do solo, mobilidade, habitação, turismo e a preservação ambiental. 

“Este é um momento de vitória para Bonito”, disse o prefeito Josmail Rodrigues. “Queremos garantir um futuro organizado e sustentável para o nosso município.”

Além do compromisso com a questão ambiental, o destino se fortalece como principal polo de ecoturismo do país com a melhoria da sua logística. Hoje são três companhias aéreas operando – a Gol, saindo de Congonhas; a Azul, partindo de Campinas; e a Latam, decolando de Guarulhos. Quem chega por terra também encontra mais conforto e segurança. A pavimentação da rodovia MS-345 (Estrada do 21) encurtou o caminho com a Capital.

Proteção aos rios cênicos

Recentemente reposicionado como referência mundial em turismo sustentável, com a recertificação de primeiro destino de ecoturismo do planeta em carbono neutro – reconhecimento da Organização Internacional Green Initiative, em 2022 -, a Capital do Ecoturismo consolida-se como exemplo de inovação e compromisso ambiental no setor turístico global.

Com parceria do Governo do Estado, o município definiu a conservação ambiental como meta e estão sendo desenvolvidos vários programas, como o Prosolo Plano Estadual de Conservação e Manejo do Solo), que garante melhorias nas estradas, lavouras e pastagens visando evitar o surgimento de processos erosivos, e o Uso Múltiplo Rios Cênicos Formoso e Prata, que remunera proprietários rurais que executem ações conservacionistas em seus imóveis.

“Além dos programas, são milhões em investimentos na pavimentação de estradas, que também refletem na qualidade dos rios, porque, com a drenagem adequada, a quantidade de resíduos levados para os rios com as chuvas diminui, além da ampliação da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), que vai quase que dobrar sua capacidade, com um processo rigoroso de tratamento das águas”, explicou o prefeito.

Turismo responsável

A intenção do município é intensificar a fiscalização adotando medidas para garantir a qualidade e integridades dos rios, desde suas nascentes, os quais são a grande fonte de receita do município, com seus passeios e balneários de águas transparentes. As ações complementares incluem a recomposição das matas ciliares ao longo do Rio Formoso, em trechos sem a proteção da vegetação nativa.

A vice-prefeita e secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Juliane Salvadori, aponta que o Plano Diretor é o cerne para reorganizar o desenvolvimento sustentável, mas enumera como fundamentais a continuidade dos projetos do carbono neutro, conservação da água e do solo e o turismo responsável. “Estamos constantemente buscando inovações que garantam a preservação ambiental e uma economia equilibrada”, sustentou.

A última iniciativa corrobora com o compromisso do destino com a sustentabilidade. A prefeitura suspendeu os processos de loteamentos, desmembramentos, fracionamentos, divisões, unificações e condomínios de imóveis no entorno das bacias hidrográficas dos rios Formoso, Prata, Peixe, Miranda e Mimoso. Outra medida foi instalar chips nos caminhões auto fossa para monitorar a destinação correta dos afluentes. (Por Silvio de Andrade)

Últimas em Municípios
VER TODAS AS NOTÍCIAS
Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul
Conjuntura Online - Copyright © 2004-2025. Todos os direitos reservados.