Campo Grande segue em trajetória de crescimento na geração de empregos. De acordo com o relatório de agosto do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), avaliado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a Capital alcançou o oitavo mês consecutivo de saldos positivos na criação de postos de trabalho.
O cenário foi analisado pelo Observatório do Mercado de Trabalho, da Funsat (Fundação Social do Trabalho), que atribui o bom desempenho ao dinamismo do comércio e da construção civil, dois setores que continuam puxando a economia local.
“Os dados reforçam a importância de acompanhar de perto o comportamento setorial para compreender as oscilações e tendências do mercado de trabalho”, destacou o Observatório em nota.
Comércio puxa alta, indústria recua
O comércio foi o destaque de agosto, com 328 vagas líquidas (diferença entre admissões e desligamentos). Logo em seguida, a construção civil manteve o ritmo aquecido, somando +257 vagas. A agropecuária também avançou, com +74, e o setor de serviços fechou o mês com +18.
A indústria foi o único segmento a registrar retração, com saldo negativo de 32 postos.
Funsat vê momento próspero
A Funsat avalia o resultado como reflexo direto das políticas de aproximação entre empresas e trabalhadores, por meio de ações como o Emprega CG, atendimentos itinerantes e a Agência de Intermediação de Emprego.
“É um resultado que reforça o trabalho de proximidade com empresas e trabalhadores. Os números podem ser ainda maiores com o engajamento da força de trabalho local, acreditando no seu potencial, buscando capacitação e aderindo a novos desafios”, pontuou a Fundação.
Panorama
Os indicadores positivos mantêm Campo Grande entre as capitais com mercado de trabalho mais estável do Centro-Oeste, reforçando o papel da cidade como polo regional de serviços, comércio e construção civil.