O MEC (Ministério da Educação) garantiu nesta terça-feira (30) ao prefeito Marçal Filho (MDB) a liberação de recursos para investimentos em infraestrutura educacional no município de Dourados.
O anúncio foi feito pelo ministro Camilo Santana durante agenda na UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), onde ele participou da inauguração do novo prédio da reitoria.
Segundo o MEC, as obras a serem retomadas incluem três Ceims (Centros de Educação Infantil) que estavam paralisados há mais de uma década, além de duas quadras poliesportivas. Também foi assegurada a construção de três escolas municipais, que dependem apenas de adequação nos valores para serem licitadas.
“Já comuniquei ao prefeito que vamos retomar essas obras, até porque é uma determinação do Governo Federal concluir empreendimentos que ficaram inacabados”, afirmou o ministro em coletiva de imprensa.
Os investimentos são resultado da articulação feita em março, quando Marçal esteve no MEC para repactuar recursos. Na ocasião, o prefeito apresentou ao FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) estudos técnicos elaborados pela Semed (Secretaria Municipal de Educação), comandada pelo secretário Nilson Francisco da Silva, comprovando a necessidade urgente de novas vagas na rede municipal.
“Na reunião, expliquei ao diretor do FNDE, Anderson Sampaio, que a última escola municipal construída em Dourados foi em 2010, quando a cidade tinha cerca de 165 mil habitantes. Hoje, com mais de 265 mil moradores, não tivemos nenhuma nova unidade escolar nesse período. Agora vamos colher os frutos de um grande avanço na Educação”, destacou Marçal Filho, que acompanhou o ministro na inauguração do prédio da reitoria da UFGD.
Obras
Entre as obras a serem concluídas estão os Ceims localizados nos bairros Vila Erondina, Residencial Bonanza e Parque do Lago, além da retomada das quadras poliesportivas da Escola Municipal Geraldino Neves, no distrito de Picadinha, e da Escola Municipal Indígena Araporã, na Aldeia Bororó.
O ministro também recebeu das mãos do secretário municipal de Educação, Nilson Francisco da Silva, ofícios solicitando a atualização urgente dos valores para a construção de três novas escolas, visto que, com a inflação, os custos das obras aumentaram e os valores atuais dos convênios com o FNDE estão defasados.
Os projetos contemplam unidades no Residencial Greenville, com 12 salas e quadra esportiva; na Sitiocas Campina Verde, com 12 salas; e no Jardim dos Estados, também com 12 salas.
Durante a visita a Dourados, Camilo Santana ainda cumpriu agenda em obras da segunda etapa da UMC-HU (Unidade da Mulher e da Criança do Hospital Universitário da UFGD), que terá R$ 28 milhões em investimentos pelo Novo PAC. O projeto prevê a construção de mais de 3,6 mil m² de área, com 80 novos leitos, além de UTIs pediátrica e neonatal.