O começo da semana foi marcado por comemoração e reconhecimento na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).
Em um ato simbólico transmitido para todos os campi da instituição, a reitora Camila Ítavo e o senador Nelsinho Trad (PSD-MS) oficializaram ontem (19) a entrega de 35 simuladores de alta tecnologia destinados ao ensino nos laboratórios de simulação médica.
O investimento, superior a R$ 1 milhão, foi viabilizado por meio de emenda parlamentar do senador ao Orçamento Geral da União.
A solenidade, acompanhada com entusiasmo por professores, estudantes e servidores, foi considerada um momento histórico para a universidade. Os equipamentos atenderão diretamente 1.600 acadêmicos dos cursos da área da saúde em Campo Grande, Coxim e Três Lagoas.
Durante o evento, a reitora agradeceu publicamente o parlamentar: “Destinar metade de todo o orçamento anual previsto para a UFMS demonstra compromisso com o futuro do nosso Estado. Estes equipamentos serão fundamentais para buscarmos a nota máxima nas avaliações nacionais”, afirmou Camila Ítavo.
O diretor da Faculdade de Medicina, professor e médico urologista Marcelo Vilela, fez um pronunciamento emocionado. “Estar na Faculdade de Medicina é um sonho. O senhor entregou um laboratório essencial para a formação dos nossos estudantes. Entro lá e me emociono”, disse ao senador.
Nelsinho Trad, por sua vez, destacou que está apenas cumprindo seu dever: “Educação e saúde são prioridades do meu mandato. Fiz o que é certo. Sou médico, pai de médica e acredito profundamente na educação como caminho para transformar vidas.”
A repercussão também foi positiva nos campi do interior. Em Coxim, a professora Silvana Zanchett agradeceu comovida: “O senhor investiu em brinquedos dos nossos sonhos!”. Já em Três Lagoas, a diretora Larissa Barcelos celebrou: “Receber esses simuladores é uma alegria imensurável. Eles farão toda a diferença no aprendizado dos nossos alunos”.
Com os novos simuladores, a UFMS reforça sua infraestrutura de ensino e dá um passo importante rumo à excelência na formação acadêmica em saúde.