O presidente da Assembleia Nacional da Venezuela e principal negociador com os Estados Unidos, Jorge Rodríguez, disse no domingo (5) que Washington foi avisado sobre uma “operação de falsa bandeira” que tentava colocar explosivos na embaixada dos EUA em Caracas.
Em uma mensagem em sua conta no aplicativo de mensagens Telegram, Rodríguez acrescentou que os supostos planos foram relatados a Washington por meio de três canais diferentes e que a “grave ameaça” é uma “operação de falsa bandeira preparada por setores extremistas da direita local” na Venezuela para “colocar explosivos letais na embaixada dos EUA” em Caracas.
“Também alertamos uma embaixada europeia sobre esses fatos para que eles possam comunicar a seriedade dessas informações ao pessoal diplomático dos EUA”, declarou ele.
A Venezuela cortou relações com os Estados Unidos em 2019 e o corpo diplomático dos EUA deixou a sede naquele ano.
Tensão entre países aumentou nos últimos meses, depois que Washington enviou navios de guerra para o Mar do Caribe e atacou embarcações ao menos quatro venezuelanas, alegando que eram utilizadas pelo narcotráfico. (Com Reuters)