Em segunda discussão, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei 11.422/24, que institui a Avenida Calógeras entre a Avenida Mato Grosso e a Rua Barão do Rio Branco, como Área de Interesse Cultural do Município de Campo Grande.
A proposta é dos vereadores Ronilço Guerreiro e Epaminondas Neto, Papy, assinada também pelos vereadores Jean Ferreira e Beto Avelar.
Na justificativa, consta que “a Avenida Calógeras é uma das mais antigas da Cidade de Campo Grande, e que ainda mantém uma parte da nossa história” e acrescenta que “uma das razões deste Projeto é justamente estimular o comércio da Calógeras”.
“Este projeto faz parte de uma construção coletiva para levar pessoas à região central”, disse o vereador Ronilço Guerreiro. Ele lembrou que a Calógeras faz parte da nossa história, da nossa cultura, citando o objetivo de levar gastronomia, artesanato e economia criativa para o local.
Também foi aprovado o Projeto de Lei 11.663/25, que institui o conceito “Cidade-Esponja” no município de Campo Grande, com objetivo de promover a adoção de soluções sustentáveis para o gerenciamento das águas pluviais, visando reduzir alagamentos e enchentes. Considera-se “Cidade-Esponja” o modelo de planejamento urbano que busca absorver, armazenar e filtrar a água das chuvas de forma natural, utilizando infraestrutura ecológica e soluções baseadas na natureza. A proposta é do vereador Fábio Rocha.
“Nossa cidade vem sofrendo com as chuvas, então este projeto visa trazer soluções para esse problema crítico”, afirmou o vereador Fábio Rocha, salientando o foco no gerenciamento sustentável das águas pluviais. A proposta recebeu uma emenda do vereador Jean Ferreira, incluindo o conceito de “Jardins de Chuva”, que prevê drenagem sustentável para reter temporariamente e absorver o escoamento da água da chuva, utilizando vegetação adaptada a solos encharcados.
Ainda foi aprovado, em segunda discussão, o Projeto de Lei 11.940/25, do vereador Otávio Trad, que inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Campo Grande, o evento “Costelão Fogo de Chão”, realizado pela Fundação de Rotarianos de Mato Grosso do Sul, que ocorre no 1º domingo do mês de agosto de cada ano. As propostas seguem agora para sanção ou veto da prefeita.
Também foi aprovado, em regime de urgência e única discussão, o Projeto de Resolução 601/25, do vereador Jean Ferreira, que institui a “Medalha Legislativa Mestre Goinha”, que será entregue, anualmente, em sessão solene a ser realizada na semana do Dia Municipal do Samba, comemorado em 2 de dezembro. A proposta surgiu a partir de consulta realizada à LIENCA (Liga das Escolas de Samba de Campo Grande). A Medalha presta homenagem a Gregório Corrêa, o Mestre Goinha, personagem fundamental da história do Carnaval campo-grandense.
Foi aprovado ainda, em única discussão, o Projeto de Lei 12.092/25, que institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Campo Grande, o Fesmorena (Festival Estudantil de Música Autoral de Mato Grosso do Sul), que será realizado anualmente no mês de dezembro, em data definida pela organização do evento.
O FESMORENA é um concurso cultural gratuito, voltado a estudantes de 7 a 17 anos regularmente matriculados em escolas públicas ou privadas de Mato Grosso do Sul, com a finalidade de promover a criação musical autoral, incentivar a expressão artística e valorizar a identidade cultural sul-mato-grossense. A proposta é do vereador Landmark.