A operação da PF (Polícia Federal) deve impulsionar uma possível convocação de José Ferreira da Silva, conhecido como “Frei Chico”, na CPMI que apura o esquema de fraudes ligados a aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social), informa o R7.
O presidente da comissão, senador Carlos Viana (Podemos-MG), afirmou nesta quinta-feira (9), que a convocação do sindicalista — que é irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva — é “urgente”.
“Pelo esquema montado no desvio de dinheiro descontado indevidamente de aposentados, eu entendo que é urgente colocarmos em votação a convocação do chamado Frei Chico, irmão do presidente Lula”, afirmou Viana.
Como justificativa, o senador atribuiu decisões tomadas pelo Sindnapi (Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos). Ele prevê colocar o tema em votação na sessão da próxima quinta-feira (16).
“Nós precisamos entender qual foi a influência política, quem deu essa ordem e, de agora para frente, nós precisamos chamar autoridades aqui novamente. Inclusive, se precisar, o controlador-geral da União”, completou o presidente da CPMI.
Frei Chico é vice-presidente do Sindnapi, que foi alvo de nova fase da operação da Polícia Federal na apuração de fraudes ligadas ao INSS. O sindicato, por meio de nota, afirmou que ainda não teve acesso ao inquérito policial para se manifestar frente ao caso.