Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul | Quinta-feira, 27 de novembro de 2025
Geral

Empregados da Sanesul são homenageados pelos serviços prestados a Dourados

Homenagem reconhece dedicação das equipes e reforça a excelência da Sanesul, uma das cinco melhores companhias de saneamento do País

Conjuntura Online
27/11/25 às 15h47
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Klinger Rodrigues expõe homenagem durante sessão solene. (Foto: Acom)

Em sessão solene realizada na noite de quarta-feira (26), os empregados da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) foram homenageados pela Câmara Municipal de Dourados pelos relevantes serviços prestados à população.

A iniciativa foi proposta pelo vereador Marcelo Mourão, que entregou certificados de reconhecimento aos trabalhadores da unidade regional.

Durante o evento, Mourão fez uma breve retrospectiva de seu mandato, mencionando emendas destinadas a obras e ações públicas, e destacou a importância do trabalho diário realizado pelas equipes da Sanesul na segunda maior cidade do Estado.

Ele ressaltou o papel da empresa na execução e entrega de obras de saneamento — como abastecimento de água e esgoto — fundamentais para a qualidade de vida dos douradenses.

“Muito obrigado pelo trabalho que vocês realizam, pela história que constroem, pelas lutas que enfrentam, pelas dores que suportam, pelo talento que colocam no trabalho de cada dia. Muito obrigado. Nós estamos vendo, as pessoas estão vendo. Sintam-se honrados, sintam-se homenageados de todo coração”, afirmou o vereador.

Atualmente, Dourados registra 90,07% de cobertura de esgoto e já conta com abastecimento de água tratada universalizado, indicadores que colocam o município entre os mais avançados do País neste setor.

Comprometimento das equipes

Representando os colaboradores, o gerente regional da Sanesul em Dourados (GERDO), Klinger Rodrigues Pires Junior, agradeceu a homenagem e destacou a dedicação das equipes.

Segundo ele, o trabalho diário envolve desde operações rotineiras até intervenções complexas que exigem prontidão e esforço conjunto.

Klinger ressaltou que, em Dourados, são produzidos e distribuídos mais de 58 milhões de litros de água por dia, além das obras de esgotamento sanitário que avançam para a universalização.

Ele compartilhou experiências pessoais que evidenciam o comprometimento dos trabalhadores.

Ao ingressar na empresa, há cerca de três anos, estranhou ver um funcionário informar um vazamento tarde da noite, fora do horário de expediente, em um grupo interno.

“O comprometimento é tão grande que um funcionário da Sanesul não aguenta ver um vazamento. Ele está voltando de uma festa, está saindo de um lar, está indo para casa… ele vê e para o carro e desce. Eu achei um pouco estranho. Não deu três meses e eu estava fazendo isso. Então, isso é a Sanesul”, relatou.

Outro episódio marcante citado pelo gerente foi o rompimento de uma adutora do Rio Dourado, no Dia das Mães, que deixou metade da cidade praticamente três dias sem água.

“Era dentro de uma obra da Empasa. No Dia das Mães à noite, reunimos a equipe e fomos pra lá. Trabalhou-se 48 horas seguidas. Eu tive de ‘brigar’ com um colaborador nosso pra ir embora, ele não queria ir. Foi feito um trabalho de duas semanas em 48 horas e restabelecemos o abastecimento em 72 horas. É impressionante. A gente não vê esse comprometimento por aí”, afirmou.

Klinger também destacou a qualidade técnica e a experiência das equipes.

“Tenho colegas engenheiros que estão há 28 anos na Sanesul. Eu aprendo, recebo aula todo dia. Esse pessoal é comprometido”, observou.

Ao final, agradeceu ao vereador pelo reconhecimento. “Tem até uma piadinha na Sanesul de que a gente só é lembrado quando acaba a água. E você está provando que não é verdade. Isso pra nós não tem preço. Você não tem ideia do bem que está fazendo para todo o grupo da Sanesul”, completou.

A Sanesul mantém-se entre as cinco melhores companhias de saneamento do Brasil em gestão, e já foi premiada várias vezes pela qualidade de suas operações, pela eficiência de sua estrutura administrativa e pela capacidade de entregar resultados em todos os 68 municípios atendidos.

Prioridade

O governador Eduardo Riedel tem reiterado que o saneamento é prioridade estratégica do Estado, enquanto o diretor-presidente Renato Marcílio destaca que o compromisso das equipes — do administrativo ao operacional — é o que sustenta o desempenho de excelência que a empresa alcançou nos últimos anos.

Últimas em Geral
VER TODAS AS NOTÍCIAS
Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul
Conjuntura Online - Copyright © 2004-2025. Todos os direitos reservados.