A Prefeitura de Dourados firmou parceria com a UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) para ampliar o cadastramento e a atualização do CadÚnico (Cadastro Único) entre estudantes.
A ação, chamada “CadÚnico em Movimento – Edição Universitária”, é realizada em conjunto com a Proafe(Pró-Reitoria de Ações Afirmativas) e atende acadêmicos no campus da Cidade Universitária, que também abriga a UFGD.
Na quarta-feira (26), o prefeito Marçal Filho visitou o espaço acompanhado da secretária de Assistência Social, Shirley Zarpelon, e foi recebido pelo pró-reitor Fernando Machado.
Eles também conheceram o projeto “Receita por Elas”, que destina mercadorias apreendidas a estudantes em vulnerabilidade.
O serviço dentro da universidade funciona em dias específicos, das 9h às 20h, em estrutura cedida pela Uems, com duas equipes da Assistência Social em revezamento. A previsão é de cerca de 400 atendimentos nesta etapa e, para 2026, a elaboração de um cronograma ampliado.
A secretária Shirley destaca que a descentralização reduz a procura concentrada nos Cras. “Ter o CadÚnico na Uems torna o processo mais prático, especialmente para estudantes que vêm de outros municípios”, afirmou.
O prefeito reforçou o impacto da iniciativa. “Trazer o CadÚnico para dentro da universidade garante que nenhum estudante fique para trás”, disse Marçal Filho.
Segundo a Semas, desde o início da atual gestão, a fila do CadÚnico no município foi reduzida em mais de 90%, com 14 mil atendimentos registrados nos primeiros dez meses do ano.
