O senador Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, avalia que o Brasil vive um momento estratégico para ampliar mercados, com avanços nas negociações do acordo Mercosul-União Europeia e espaço para abrir novas conversas com os Estados Unidos.
“A América do Sul, sobretudo o Brasil, só tem a ganhar com esse eixo de negócios, que pode ser o maior tratado já firmado pelo País”, afirmou.
Vice-presidente da Representação Brasileira no Parlasul, Nelsinho comemorou a decisão da Comissão Europeia de dividir o acordo em duas etapas, uma comercial e outra política, o que, segundo ele, aumenta as chances de aprovação.
O parlamentar aponta ganhos imediatos com a redução de tarifas para produtos como carne, soja, milho, café e manufaturados, além de maior segurança jurídica e atração de investimentos externos.
Em agosto, Nelsinho propôs audiência pública no Senado para discutir as perspectivas de assinatura e entrada em vigor do tratado, que contará com a presença de diplomatas europeus e representantes do governo brasileiro.
Paralelamente, o senador intensificou a interlocução internacional, passando por Portugal, Bélgica e Polônia, além de reuniões em Estrasburgo com eurodeputados e comissões estratégicas.
O parlamentar lembra que o tarifaço de 50% imposto pelos EUA a produtos brasileiros aumenta a pressão por diversificação de mercados.
“Precisamos estar prontos para transformar esse desafio em oportunidade, fortalecendo nossa presença tanto na Europa quanto nos Estados Unidos”, destacou.