A Câmara Municipal de Campo Grande promove, nesta quarta-feira (8), às 9h, uma audiência pública para discutir duas propostas que vão definir os rumos financeiros e estratégicos da Capital: a LOA (Lei Orçamentária Anual) de 2026 e o PPA (Plano Plurianual) 2026-2029.
Os projetos delineiam desde o volume total de investimentos até as prioridades nas áreas de saúde, educação, infraestrutura, cultura, meio ambiente e programas sociais.
O debate foi convocado pela Comissão de Finanças e Orçamento, presidida pelo vereador Otávio Trad, que também é relator das propostas. Compõem ainda o colegiado os vereadores Landmark, Maicon Nogueira, Fábio Rocha e Ronilço Guerreiro.
A secretária municipal de Fazenda, Márcia Hokama, participará da audiência para apresentar o panorama das contas e detalhar a previsão de receitas e despesas.
Projeções e prioridades
A LOA para 2026, prevista no Projeto de Lei 12.049/25, estima R$ 6,974 bilhões em receitas e despesas, um crescimento de 1,49% em relação a 2025. O documento traz o detalhamento da aplicação dos recursos municipais em obras, revitalizações de praças e parques, manutenção de serviços essenciais e execução de programas de governo.
Já o PPA 2026-2029, descrito no Projeto de Lei 12.050/25, traça as diretrizes e metas para os próximos quatro anos. O plano está dividido em oito eixos temáticos, que incluem:
Desenvolvimento Sustentável, Empreendedorismo, Inovação, Emprego e Renda;
Educação e Qualidade do Ensino Público;
Cuidado com a Saúde;
Infraestrutura, Logística, Mobilidade e Planejamento Urbano;
Cidadania, Proteção Social e Habitação;
Cultura, Esporte, Lazer e Bem-Estar Animal;
Eficiência da Máquina Pública, Governança e Gestão.
A proposta busca garantir integração, transparência e controle das ações da administração municipal, orientando a execução dos programas e investimentos.