A PF (Polícia Federal) cumpriu 9 mandados de busca e apreensão em Porto Alegre e em Brasília (DF) nesta quarta-feira (8) como parte de uma operação que investiga possíveis fraudes em licitações do Denit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) no RS.
De acordo com a investigação, há indícios de formação de cartel em licitações para reformas em rodovias federais afetadas pela enchente de 2024 no estado.
Os nomes das empresas e dos suspeitos não foram divulgados. Também não foram informadas quais são as obras investigadas.
De acordo com informações apuradas pelo g1, as empresas teriam ajustado previamente suas propostas para obtenção de três contratos com o Dnit, que tinham como objeto a prestação de serviços de engenharia consultiva para elaboração de anteprojetos e projetos básicos e executivos de engenharia nas rodovias federais afetadas pelas enchentes.
O valor dos três contratos ultrapassa R$ 72 milhões e foi custeado com recursos federais oriundos de créditos extraordinários, vinculados à reconstrução do estado gaúcho.
Segundo a PF, foi identificada atuação coordenada de três empresas de engenharia com sede no RS.
A operação contou também com apoio da CGU (Controladoria-Geral da União) e do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). (Com informações do G1)